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Registros recuperados : 540 | |
15. | | RODRIGUES, S. M. M. Distribuição espacial de mosca-branca (Bemisia tabaci biótipo B, Hemiptera: Aleyrodidae) em algodoeiro. In: FARIAS NETO, A. L. de; NASCIMENTO, A. F. do; ROSSONI, A. L.; MAGALHÃES, C. A. de S.; ITUASSU, D. R.; HOOGERHEIDE, E. S. S.; IKEDA, F. S.; FERNANDES JUNIOR, F.; FARIA, G. R.; ISERNHAGEN, I.; VENDRUSCULO, L. G.; MORALES, M. M.; CARNEVALLI, R. A. (Ed.). Embrapa Agrossilvipastoril: primeiras contribuições para o desenvolvimento de uma agropecuária sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2019. pt. 6, cap. 4, p. 402-405. Biblioteca(s): Embrapa Agrossilvipastoril. |
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Registros recuperados : 540 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
26/07/2013 |
Data da última atualização: |
26/07/2013 |
Autoria: |
BROD, F. A.; RODRIGUES, S. C. |
Título: |
Ambiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino pr0fissionalizante agrícola. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF., v. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Ensaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionaiscotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional. |
Palavras-Chave: |
Apredizagem colaborativa; Ensino técnico e tecnológico. |
Thesagro: |
Informática. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/86637/1/Ambiente-virtual.pdf
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Marc: |
LEADER 02023naa a2200169 a 4500 001 1962851 005 2013-07-26 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBROD, F. A. 245 $aAmbiente virtual como estratégia de aprendizagem no ensino pr0fissionalizante agrícola. 260 $c2009 520 $aEnsaio sobre o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas educacionaiscotidianas por meio de um espaço virtual customizado e mediado por uma metodologia pedagógica flexível e interativa, capaz de propor situações diversificadas e estimulantes aos alunos e aos professores. Propõe-se uma reflexão a respeito da implantação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como espaço de trabalho e convivência, seguindo a adoção de uma metodologia como estratégia pedagógica e norteadora do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Informática, para o ensino agrícola na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Um experimento preliminar foi realizado junto a 56 alunos dos cursos de Tecnologia em Agroindústria e Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Rede. A proposta consiste no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem que ressalte a participação ativa e a interação tanto de alunos como de professores, ao invés do modelo passivo de aprendizagem em que os alunos desempenham apenas o papel de ouvintes e o professor é o centralizador da informação e detentor do conhecimento. Nesse ambiente são propostas atividades a serem desenvolvidas nos projetos de pesquisa, que exigem dos alunos a apropriação de conhecimentos de Informática e possibilitam ao professor interar-se com a temática proposta pelo aluno, estabelecendo-se, assim, um canal bidirecional. 650 $aInformática 653 $aApredizagem colaborativa 653 $aEnsino técnico e tecnológico 700 1 $aRODRIGUES, S. C. 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF.$gv. 26, n. 1/3, p. 179-191, jan./dez. 2009.
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Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
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